sexta-feira, 17 de julho de 2015

Coach de bebês, pode?

Fala galera!!!

Demorei mas tô viva, acontece que a cada dia parece que meu dia ficar menor, não sei o que tá acontecendo. Mas hoje queria compartilhar algo que já tô querendo postar a muito tempo.

Recentemente tive o prazer de participar de um curso de formação em Coaching na Mocidade para Cristo, nesse processo nós fomos treinados recebendo e dando coaching. Mas o que o coaching tem a ver com bebes? Já já você vai saber.

Eu aprendi demais com o Coaching e ainda tenho aprendido...uma das coisas mais legais é essa que tentarei exemplificar para vocês:

Um belo dia desses cá estava eu com a Lara pronta para subir ao nosso castelo (sim moro no 3º andar, são duas escadas).

Lara não foi um bebê de engatinhar e por isso decidi ensiná-la a subir as escadas sozinha. A sua primeira intuição quando vê a escada é querer subir como "gente grande", em pé segurando (ou triscando) o corrimão e lógico que isso é impossível devido a sua enorme facilidade em cair :D Então minha missão era que ela entedesse que precisava subir engatinhando porque era mais seguro...e assim ela começou, mas no 3º degrau já queria levantar e eu como uma boa mãe paciente (Mamãe Pig) dizia que ela precisava subir do outro jeito. Ainda restavam muitos degraus e sabe qual era minha vontade? Pegar ela no colo e subir mais rápido, não precisaria gastar aquele tempo todo e nem esgotar a minha cota de paciência. Nessa hora, bendita hora, eu lembrei do Coaching e tive um "caraca moment" percebi que eu precisava ser coach naquele momento.

Precisei acreditar nela, que ela conseguiria chegar ao objetivo final e iria aprender com isso. Nessa longa jornada, ela tentou algumas vezes levantar mas ela acabou percebendo que era mais seguro ir engatinhando e apesar da minha vontade absurda de chegar mais rápido eu respeitei a velocidade flash dela.

O coach ajuda as pessoas a descobrirem o seu objetivo, e ele respeita a velocidade e a forma como as pessoas vão atingir esse objetivo. Mesmo que para ele a alternativa fosse outra, o coach entende que o mais importante é a pessoa descobri quem ela é e do que ela capaz.

Depois dessa experiência a Lara agora sobe a escada sempre sozinha?.
Não,  porque eu não sou a Mamãe Pig. Mas pelo menos eu sei que ela pode, eu sei que ela consegue e espero conseguir educá-la para se superar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário